
O Estudo Hidrológico
No estudo hidrológico, são elaborados os cálculos para definição de vazão de cheia. De acordo com a literatura, se o curso d’água não apresenta série histórica, faz-se a utilização de métodos sintéticos. Dois métodos são os mais utilizados, sendo eles o Método Racional e o Método do Hidrograma Unitário Sintético do Soil Conservation (Método SCS).
O Método Racional é o método mais difundido para a determinação de vazões de pico em pequenas bacias. Este possui características de simplicidade e de apresentar bons resultados, desde que sua aplicação seja feita dentro de suas condições de validade.
Para aplicação do Método Racional, as seguintes propriedades são consideradas por descrever uma pequena bacia em relação às precipitações e outras características do escoamento que produzem a vazão de pico.
- A chuva pode ser considerada uniformemente distribuída no tempo e no espaço;
- A duração de chuva, normalmente, excede o tempo de concentração da bacia;
- O escoamento superficial é devido, principalmente, ao escoamento sobre superfície;
- O processo de amortecimento nos canais é desprezível.
Em termos práticos, classifica-se como bacias pequenas aquelas com áreas menores que 1 km2 e tempo de concentração menor que 1 hora.
O Método do Hidrograma Unitário Sintético do Soil Conservation Service , é adotado em bacias maiores que 1km2. Este Método utiliza Hidrograma Unitário Sintético, definido como uma função de transferência usada para converter um hietograma de chuva excedente em um hidrograma de projeto. Baseia-se na hipótese de que, se uma bacia se comporta como um reservatório linear, pode-se demonstrar que chuvas efetivas de intensidades constantes e mesmas durações geram hidrograma com tempos de pico e durações iguais os deflúvios gerados estarão na mesma proporção das chuvas efetivas.
A metodologia para estimativa da vazão de projeto utilizada nesse estudo é a desenvolvida pelo Soil Conservation Service (SCS), que é a metodologia mais empregada no Brasil. Baseia-se na média de um grande número de hidrograma unitários de bacias de diferentes características.



