
Todos os anos, na época das chuvas, surgem notícias nos jornais, acerca de grandes enchentes nas cidades. Estes eventos de chuvas intensas nas nossas cidades resultam em enormes prejuízos, causados por alagamentos. Estes prejuízos ocorrem através de: paralização do tráfego de automóveis e pessoas; danos e até destruição no patrimônio público e particular; e até perda de vidas humanas!
Todos estes imensos prejuízos são resultantes das novas configurações das cidades, onde a capacidade natural de amortecimento das chuvas é eliminada devido a impermeabilização das áreas urbanas, proporcionada pela construção de edificações, vias urbanas e rodovias.
Para evitar esses danos é primordial a implantação de sistemas de drenagem pluvial. É importante destacar que um sistema de drenagem pluvial não contempla apenas galerias de drenagem, mas também outras infraestruturas, como, por exemplo, estruturas de retardo de cheias (piscinões), e a recuperação e criação de áreas verdes, que possuem o objetivo de restaurar, pelo menos em parte, o coeficiente de escoamento natural das bacias hidrográficas.
Neste sentido a Inproj oferece as seguintes soluções:
- Projetos de sistemas de drenagem pluvial ou industrial;
- Estudos hidrológicos, com definições de cotas de alagamento, para subsidiar a definição da melhor cota de implantação das cidades e definição de obras de macrodrenagem.

