
A Modelagem Hidrodinâmica
A modelagem hidráulica do escoamento de corpos hídricos é necessariamente realizada através de software específico. Um dos sistemas mais utilizados e confiáveis neste mercado é o software HEC-RAS (Hydrologic Engineers Corps – River Analysis System). O modelo se baseia na resolução das equações de Saint-Venant uni ou bidimensionais, considerando regimes permanentes ou não permanentes.
Na construção do modelo de simulação hidrodinâmica no HEC-RAS são necessárias as seguintes informações:
- Geometria: Caracterização topobatimétrica da região de estudo por meio de uma modelo numérico do terreno (MNT). O MNT é elaborado através de dados provenientes de levantamentos de campo;
- Coeficientes de Rugosidade: Para o desenvolvimento do modelo são utilizados coeficientes de perda de energia, como o coeficiente de Manning para avaliação das perdas por atrito, e coeficientes de contração e expansão.
- Condições de contorno: são condições introduzidas nos extremos dos trechos estudados, a montante e jusante do modelo, para que o modelo dê início aos cálculos da superfície da linha d’água. É possível a utilização alguns tipos diferentes de condições de contorno no HEC-RAS, elevação da superfície da água, profundidade crítica, profundidade normal (onde em geral é utilizada a declividade média do talvegue), curva chave e hidrogramas.
Condições de Cálculo: além das informações geométricas, de escoamento, condições de contorno e coeficiente de perda de energia é necessário que sejam informados os tempos de cálculo e de obtenção de resultados.



